Projeto Abrace realiza levantamento de iniciativas e ações para auxiliar micro e pequenos empreendedores de Petrópolis
Reunir informações sobre empreendedores iniciantes para que possam divulgar virtualmente seus trabalhos, ideias e projetos sociais, além de terem um espaço para adquirir conhecimento. Esse é o objetivo do projeto de extensão Abrace, do Cefet/RJ campus Petrópolis. Pensando ainda em melhorar o desempenho dos empreendimentos, a iniciativa vai fornecer palestras e divulgar materiais para ajudar os interessados a conquistarem o mercado. Tudo de forma gratuita e on-line.
Em 2020, o projeto Abrace realizou cinco ciclo de palestras on-line voltadas para o mercado empreendedor
A equipe do Abrace – formada pelos docentes Alexandra Rocha, Frederico Oliveira e Renata Mariano e pelo bolsista Gabriel Monteiro, discente do curso de Engenharia de Computação – acredita que a extensão seja um meio de ofertar conhecimento e qualificação gratuita à sociedade, e de aprender e reconhecer os diferentes e inovadores projetos e ações que contribuem para o desenvolvimento de Petrópolis.
Dessa forma, a proposta do projeto é ofertar uma plataforma a todos que desejam adquirir conhecimento a respeito do mundo dos negócios e trocar experiência com outros empreendedores. As pessoas interessadas em aderir à iniciativa devem se inscrever por meio do formulário on-line http://bit.ly/abraceformulario, disponível entre os dias 20 de janeiro e 8 de fevereiro.
Ao se inscrever, a pessoa fala um pouco sobre suas ideias, empreendimento ou projeto social, a fim de ajudar o Abrace a criar um catálogo com diversas experiências e interesses, dos mais diferentes setores. As respostas ajudarão na escolha das temáticas abordadas nas próximas palestras on-line. Além disso, os empreendedores poderão falar um pouco sobre como foi o processo de criação do seu negócio, como contornaram dificuldades e ganharam espaço. Os dados pessoais coletados no formulário não serão divulgados a terceiros ou utilizados para envio de comunicações massivas. Entretanto, algumas experiências, quando autorizadas, poderão ser compartilhadas no Instagram do projeto (@abrace.cefet.pet) e, assim, ganhar destaque pelo trabalho desenvolvido.
Ações realizadas pelo projeto e planos futuros
Ao longo do ano de 2020, o Abrace ofertou cinco diferentes ciclos de formação virtuais, iniciando com palestras a respeito de cuidados e prevenção à Covid-19 em ambientes comerciais, como restaurantes, bares e outros; seguindo para a formação de jovens e de cidadãos petropolitanos no posicionamento on-line de seus negócios; focando no terceiro encontro na linguagem por meio de conceitos básicos de produção de texto, fotografia e vídeo para as redes sociais; depois abordando o fortalecimento de marcas e quais os cuidados que se deve ter para registrá-las e fazê-las serem lembradas pelos clientes; e finalizando com a importância das finanças para a vida financeira dos micro e pequenos negócios.
Em 2021, a iniciativa se alinha às metas propostas pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial, à promoção de ações que possam ir ao encontro dos seguintes objetivos: igualdade de gênero, redução das desigualdades e cidades e comunidades sustentáveis. Esses três eixos acolhem e permitem alargar o olhar para os projetos e ações sociais que acontecem em Petrópolis e possibilitam a esses um espaço de fala, como também de escuta: muitas pessoas possuem boas ideias, mas podem faltar exemplos e até mesmo iniciativas que possam agregar e ajudar na promoção de ações mais justas e solidárias.
Redes Sociais