Mesa-redonda reúne quatro experiências extensionistas para debater acessibilidade
Quatro projetos de extensão atuantes do Cefet/RJ Petrópolis – Ladrilhar, Conhecimento para Profissionais do Futuro, Diálogos com o Napne-Petrópolis e No batuque das águas do Caxambu – se uniram em torno dos pontos convergentes entre suas experiências, com destaque para o do tema acessibilidade, e organizaram a mesa-redonda “Extensões e interseções”. O evento, que será on-line e gratuito, acontecerá na próxima terça-feira, dia 7 de dezembro, das 17h30 às 19h.
O objetivo da mesa-redonda é abordar questões como a diversidade pela inclusão, o direito à memória de diferentes grupos sociais, a participação de todos na construção e interpretação do patrimônio cultural local e o papel da tecnologia, que mobilizarão as reflexões sobre o acesso à informação e à cultura nas perspectivas dos quatro projetos de extensão. Além disso, pretende-se sensibilizar o público externo a serem agentes multiplicadores de possíveis transformações sociais, sobretudo em relação à temática acessibilidade.
O evento também contará com a participação dos bolsistas e voluntários envolvidos nas iniciativas em 2021, possibilitando-os debater a vivência e o impacto da extensão em suas vidas, sublinhando o protagonismo estudantil e buscando gerar no público interno mais proximidade e interesse nas atividades de extensão.
A mesa-redonda será realizada pela plataforma Microsoft Teams. Os interessados podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/iueFjqqYDZetNcrB8.
A mesa-redonda e os quatro projetos de extensão
Ladrilhar: percursos inclusivos pelo Cefet/RJ Petrópolis – atuante desde 2020, o projeto trará as vivências e os desafios da promoção da interpretação do patrimônio relacionado ao prédio histórico que abriga a instituição, ressaltando a construção de estratégias mais inclusivas, com recursos de acessibilidade.
Conhecimento para Profissionais do Futuro – a iniciativa é focada no desenvolvimento de habilidades e competências para mercado de trabalho em crescente digitalização, garantindo acessibilidade a todos às tecnologias da informação e gerando impacto de inserção dos graduandos no mercado online.
Diálogos com o Napne-Petrópolis: saberes acerca de estudantes com altas habilidades – o projeto visa aproximar os diferentes sujeitos acadêmicos – docentes, técnicos-administrativos, alunos e a comunidade externa – do tema acessibilidade, por meio de ações de sensibilização e formação. A iniciativa tem como base interações dialógicas capazes de fazer com que os envolvidos nas atividades sejam multiplicadores e agentes das possíveis transformações sociais e educacionais necessárias à consolidação e democratização da inclusão.
No batuque das águas do Caxambu: projeto de sensibilização e mobilização em Petrópolis/RJ – desde 2017, a iniciativa promove ações extensionistas que estimulam a diversidade turística da conhecida Cidade Imperial, que defendem o direito à memória de diferentes grupos sociais, como o da população negra e dos imigrantes do século XX, e que incentivam a participação de todos na construção, interpretação e gestão do patrimônio cultural local, instigados por recortes, como, por exemplo, o Dark Tourism.
Redes Sociais