Alunos de Petrópolis se destacam em olimpíada
Os medalhistas Júlio César da Silva (à esquerda), Laura Candido (ao centro) e Viviane Peixoto (à direita) |
Três alunos do campus Petrópolis estrearam na modalidade destinada ao ensino médio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) com a conquista de prêmios. Ainda no primeiro ano do curso técnico integrado de Telecomunicações, Laura Candido e Júlio César da Silva ganharam medalhas de prata e Viviane Peixoto, de bronze.
O professor de Física do campus Petrópolis do Cefet/RJ, Raul dos Santos Neto, considera “um grande mérito eles terem obtido esse resultado já na primeira participação, fazendo a mesma prova que os alunos do segundo e do terceiro ano”.
O interesse de Júlio pela Astronomia surgiu ainda no ensino fundamental, sob a influência do irmão mais velho. “Quando meu irmão me deu aula de Biologia, ele falou brevemente sobre a Astronomia. A partir daí, comecei a gostar e a me aprofundar um pouco. Meu irmão me ajudava e dizia que teria estudado Astronomia, se não tivesse se formado em Biologia”, conta.
Laura sempre se sentiu atraída pela Astronomia, mas foi há três anos que começou a se envolver com atividades relacionadas à área. No ensino fundamental, chegou a participar da OBA, na modalidade destinada a esse nível de ensino.
A relação de Viviane com a ciência também é antiga. “Desde sempre, me interesso pela Astronomia. Acho o Universo fascinante.”
Redes Sociais