Projeto do campus Valença busca popularizar o conhecimento científico sobre os alimentos
Quer conhecer maneiras simples de evitar o desperdício nas refeições? Tem interesse em aprender a reaproveitar alimentos que sobraram na sua casa? Esclarecer essas e outras dúvidas e aproximar a ciência e a tecnologia de alimentos das pessoas em geral é a proposta do projeto “Ciência no dia a dia: popularização da ciência e tecnologia de alimentos”, do Cefet/RJ campus Valença. A iniciativa tem como responsáveis as professoras Jamile Oliveira (coordenadora) e Veridiana Antunes (cocoordenadora).
O projeto surgiu durante a pandemia e sua proposta é abordar assuntos que envolvem a segurança dos alimentos, o processamento, a conservação, as informações nutricionais, as embalagens, entre outros temas. As orientadoras destacam a importância da aproximação com a comunidade, inclusive no ambiente virtual, desmistificando crenças e reforçando que a ciência é para todos, e que deve ser cada vez mais aplicada no dia a dia, sobretudo na vida moderna.
O projeto conta com páginas no Facebook e no Instagram para estabelecer canais de comunicação seguros e de grande alcance: “como o ambiente virtual é palco de veiculação de conteúdos diversos, incluindo notícias falsas (fake news) e informações incorretas relacionadas à área de ciência dos alimentos, entendeu-se que as mídias sociais seriam um veículo importante para a promoção da aproximação da sociedade com a ciência de alimentos, abordando temas que estão presentes na nossa rotina”, explicou Jamile Oliveira.
As docentes esperam que as pessoas interajam com o projeto por meio de comentários nas próprias postagens
e das enquetes disponibilizadas nos stories. Dessa forma, se torna possível avaliar o grau de conhecimento inicial dos seguidores em relação aos temas trabalhados, assim como receber sugestões para novos temas.
Acesse e conheça:
Páginas do projeto “Ciência no dia a dia: popularização da ciência e tecnologia de alimentos” no Facebook e no Instagram.
Redes Sociais