Bandão do Cefet/RJ planeja espetáculo para comemorar 10 anos de história em 2024
O projeto de extensão “Bandão do Cefet/RJ para além da escola”, da Unidade Maracanã, já está se preparando para celebrar o aniversário de 10 anos em 2024. Coordenado por Daniela Spielmann, Bruno Repsod Toros e Oliver Bastos, o projeto apresentará no ano que vem um espetáculo que promete relembrar a trajetória da banda, com trechos de apresentações realizadas em anos anteriores. O primeiro show deverá acontecer no mês de fevereiro, durante a recepção aos novos alunos, na abertura do ano letivo.
Em 2023, o Bandão do Cefet/RJ apresentou o espetáculo “Tempo”. Escolhido pela Coordenação de Artes da Unidade Maracanã (COARTES), o tema abordou diversas culturas e histórias. No repertório, foram incluídas músicas da tradição afro-brasileira como a canção “Oração ao tempo”, de Caetano Veloso e o samba “O amanhã”, que embalou o enredo da União da Ilha no carnaval de 1978. Outros estilos musicais também estiveram presentes no espetáculo, como pop rock, baião e rap. “Os shows foram energizantes e muito gratificantes, além de cumprirem alguns dos objetivos do projeto que são fortalecer a relação entre cultura e educação e entre a escola e a comunidade local”, destacou Spielmann.
Veja mais fotos do espetáculo “Tempo”.
Confira um pouco da trajetória de 10 anos do Bandão pelo link: https://www.youtube.com/@artescefetmaracana8108
Linha do tempo de apresentações em 2023
Março
- Recepção aos novos alunos da Unidade Maracanã.
Abril
- Atividade de extensão durante o primeiro show da turnê “Titãs Encontro”, da banda Titãs.
Maio
- Apresentação para alunos da escola durante sábado letivo.
- Celebração da nota máxima obtida pelo Cefet/RJ em avaliação do MEC.
Julho
- Apresentação durante festa junina da Unidade Maracanã.
Agosto
- Abertura do 1º Encontro Regional de Grupos de Pesquisa em Computação e Informação Quântica (1º EGPCIQ).
Outubro
- Apresentação para alunos do município no Centro da Música Carioca Artur da Távola.
- Apresentação para alunos da Escola Especial Francisco de Castro, em comemoração ao Dia das Crianças.
- Abertura da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex).
Novembro
- Dia do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) na Unidade Maracanã.
Sobre o Bandão
Desenvolvido desde 2014, o projeto é uma atividade artística, educativa e cultural que enfoca primordialmente a atividade musical, trabalhando um repertório fundamentalmente brasileiro, integrando as linguagens musical, poética e dramática em um mesmo evento.
De acordo com os responsáveis pela iniciativa, um dos principais eixos do trabalho é a prática de conjunto e a escolha do repertório, pois tocar e cantar em grupo, reconhecendo a execução musical alheia sem que isto altere a sua própria, envolve espírito de convivência social harmônica. O objetivo também é desenvolver nos participantes uma consciência da escuta musical e estética.
Redes Sociais