Cefet/RJ participa de painel sobre cotas e ações antirracistas no ensino superior
A vice-presidente do Comitê de Políticas de Igualdade e Cotas Étnico-Raciais do Cefet/RJ, Luciana Cabral, participou do "1º Painel: experiências antirracistas no ensino superior público do estado do Rio de Janeiro", realizado na Uerj, no dia 4 de julho. Além do Cefet/RJ, participaram do evento representantes da Uerj, UENF, UFRRJ, UFRJ e UFF.
O painel foi proposto pela Superintendência de Equidade Étnico-racial e de Gênero da Uerj e pela Superintendência-Geral de Ações Afirmativas Diversidade e Acessibilidade da UFRJ e teve como objetivo promover um espaço de discussão e trocas de experiências interinstitucionais. O propósito principal é ampliar o envolvimento do ensino superior público do estado em ações antirracistas de forma coordenada, além de defender e aprimorar as políticas de cotas para a graduação, a pós-graduação e os concursos públicos para docentes.
Em sua apresentação, Luciana Cabral detalhou as ações do Cefet/RJ na implementação das bancas de heteroidentificação para garantir a efetivação da política de cotas étnico-raciais na instituição. Ela abordou desde a aplicação das bancas em concursos públicos até o ingresso de alunos na educação básica (médio/técnico) e no ensino superior (graduação e pós-graduação stricto sensu). A docente também destacou as dificuldades enfrentadas ao coordenar a execução das bancas simultaneamente nas oito unidades da instituição.
Como resultado, foi criado um fórum permanente para discutir ações afirmativas nas instituições de ensino superior públicas. O próximo encontro do fórum está previsto para ocorrer no dia 9 de outubro, na UFF.
Vice-presidente do Comitê de Políticas de Igualdade e Cotas Étnico Raciais do Cefet/RJ durante apresentação no painel
Redes Sociais