Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Sistema de detecção de ataque cibernético desenvolvido por ex-aluno do Cefet/RJ Petrópolis é apresentado em importante simpósio de rede de computadores
Início do conteúdo da página

Sistema de detecção de ataque cibernético desenvolvido por ex-aluno do Cefet/RJ Petrópolis é apresentado em importante simpósio de rede de computadores

Publicado: Quarta, 29 de Maio de 2024, 19h34 | Última atualização em Quarta, 29 de Maio de 2024, 19h34 | Acessos: 642

Baseado no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), defendido em novembro de 2023, o aluno egresso Ricardo Luiz Cerqueira Júnior, do curso de Engenharia de Computação do Cefet/RJ Petrópolis, apresentou um artigo no Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) no último dia 22 na UFF (Niterói). O SBRC é considerado o mais importante evento científico nacional em redes de computadores e sistemas distribuídos.

Ricardo Luiz apresentou seu trabalho no Instituto de Computação da UFF

Intitulado “Um sistema de detecção de ataques Evil Twin com aprendizado de máquina não-supervisionado”, o artigo propõe um sistema centrado no usuário que busca detectar um ataque cibernético – o Evil Twin –, que se caracteriza por enganar as pessoas a se conectarem a um ponto de acesso Wi-Fi falso. De acordo com a pesquisa, a taxa de precisão do sistema proposto é de 98,72%. O artigo contou com a colaboração dos professores Dalbert Mascarenhas e Felipe Henriques (Cefet/RJ Petrópolis) e Igor Moraes (UFF).

“Durante nosso trabalho, realizamos diferentes simulações para desenvolver um sistema de detecção diferente dos que já existem na literatura. O nosso estudo inicial, aliado ao algoritmo de aprendizado de máquina utilizado, possibilitou o desenvolvimento de um sistema adaptável e baseado no usuário final”, afirmou Ricardo.

O artigo é fruto de um trabalho iniciado em 2021 durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Sob orientação do docente Dalbert Mascarenhas, Ricardo começou a estudar sobre segurança em redes e disse ter se interessado pelo Evil Twin pela facilidade com que esse ataque pode ser realizado, pela popularidade de redes Wi-Fi públicas e por expor o usuário a diversos outros ataques.

“Estudamos vários sistemas de detecção específicos para esse ataque na literatura, mas não encontramos nenhum que abordasse o problema como nós imaginávamos. A partir daí, iniciamos de fato o desenvolvimento do nosso sistema, o UETADS (User-based Evil Twin Attacks Detection System). Todo esse estudo iniciado através do Pibic se tornou meu TCC”, declarou.

O professor Dalbert Mascarenhas destacou que a publicação do artigo na SBRC é “um marco significativo que evidencia a dedicação à pesquisa de qualidade”. Para ele, por ser focado na área de segurança, o trabalho se destaca em um momento crucial devido ao aumento das ameaças cibernéticas e à carência de profissionais capacitados na área.

“Essa contribuição não só valida a relevância da pesquisa desenvolvida, posicionando o autor como uma referência emergente, mas também avança o conhecimento em segurança da informação, preenchendo a lacuna existente no mercado e preparando o egresso para oportunidades em empresas de tecnologia, instituições de pesquisa e programas de pós-graduação de prestígio”, enfatizou.

O SBRC é um evento anual realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório de Redes de Computadores (LARC). Em 2024, aconteceu de 20 a 24 de maio no Instituto de Computação da UFF, campus da Praia Vermelha.

Fim do conteúdo da página