Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Uned Angra dos Reis: alunos do Cefet/RJ exibem projetos de inovação no Parque Tecnológico do Mar
Início do conteúdo da página

Uned Angra dos Reis: alunos do Cefet/RJ exibem projetos de inovação no Parque Tecnológico do Mar

Publicado: Terça, 31 de Dezembro de 2024, 12h57 | Última atualização em Terça, 31 de Dezembro de 2024, 13h13 | Acessos: 291

Créditos: Reprodução/Flickr/Parque Tecnológico do Mar

Alunos e professores do Cefet/RJ Uned Angra dos Reis participaram do evento de encerramento do programa Ignite, realizado no Parque Tecnológico do Mar, no dia 18 de dezembro. Após nove semanas de imersão, os estudantes apresentaram quatro projetos inovadores desenvolvidos durante o programa. A iniciativa é fruto de uma parceria da Fundação Wadhwani com o Cefet/RJ, a Fundação CERTI e o Parque Tecnológico do Mar, com o objetivo de promover a cultura empreendedora na região.

O programa Ignite integra o projeto de extensão do Cefet/RJ “Empreendedorismo e inovação: educando para empreender”, coordenado pelos professores Nilce Helena da Silva Melo e Romulo Bernardo dos Santos. A iniciativa visa fomentar o empreendedorismo entre os alunos e a comunidade, implementando uma trilha de conhecimento sobre técnicas que envolvem a criação de novos negócios. As etapas do programa incluíram conceitos relacionados à ideação de negócios, cultura, marketing e o processo de transformação de um problema em uma ideia inovadora.

O estudante de Engenharia Mecânica do Cefet/RJ Otávio Uchôa, de 23 anos, destacou a relevância do programa para o seu aprendizado e a conexão com o ecossistema de inovação. “O projeto Ignite foi uma grande oportunidade de desenvolver muitas ideias com meus colegas. Apesar de ser morador da região, eu não conhecia o Parque Tecnológico do Mar e achei muito interessante finalizarmos o programa aqui”, revelou o aluno.

O estudante de Engenharia Mecânica do Cefet/RJ Otávio Uchôa, de 23 anos, apresentou o conceito da startup 7Klean. Créditos: Reprodução/Flickr/Parque Tecnológico do Mar

Integração e novas oportunidades

Durante o encerramento, os alunos apresentaram a startup Raízes do Futuro, voltada para créditos de carbono, o projeto Fluxo Verde, com soluções inovadoras em saneamento, a plataforma Doa+, para incentivar a doação de sangue e a 7Klean, especializada na higienização de tênis de luxo. O evento contou com a presença dos coordenadores do projeto, do diretor da Uned Angra, Everton Pedroza, e de profissionais do Parque Tecnológico do Mar.

Segundo o diretor, a parceria representa um marco para o Cefet/RJ e a região. “O programa ofereceu um material norteador para o empreendedorismo. Tenho certeza de que colheremos os frutos desse projeto-piloto em breve”, afirmou.

O secretário de Planejamento e Parcerias, André Pimenta, também reforçou a integração entre os diversos setores da sociedade como o diferencial do projeto. “Um dos objetivos principais é justamente essa integração entre os setores público, privado e a academia. Essa relação do Parque Tecnológico com o Cefet/RJ é um grande ganho justamente porque faz com que a gente traga os alunos e os formandos para um processo de construção de novos negócios”, destacou.

Durante a programação, os alunos conheceram o funcionamento do Parque Tecnológico do Mar e assistiram a apresentações de projetos que já estão em processo de incubação no local. Créditos: Reprodução/Flickr/Parque Tecnológico do Mar

Legado

Localizado no Polo Universitário Professor Jair Travassos, em Jacuecanga, o Parque Tecnológico do Mar é o primeiro empreendimento desse tipo no estado do Rio de Janeiro e objetiva diversificar a matriz econômica do município, com investimentos em inovação e tecnologia para impulsionar a abertura de empresas relacionadas à economia do mar.

Para o professor Romulo Bernardo dos Santos, o maior legado do programa é o aprendizado transformador para os alunos. “O que fica de conhecimento para os alunos é a possibilidade de expandir seus horizontes em termos de carreira profissional, de propor soluções inovadoras, de ampliar a rede de contatos e de desenvolver habilidades importantes como comunicação, liderança, trabalho em equipe, entre outras”, destacou o docente.

Fim do conteúdo da página