Napne divulga ações voltadas às pessoas com necessidades específicas
De 14 a 17 de janeiro, durante o período de matrículas do ensino médio/técnico do Cefet/RJ, o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus Maracanã está com um estande aberto para cadastrar os novos alunos que se identificarem com algum tipo de deficiência, além de divulgar as ações desenvolvidas pelo núcleo.
De acordo com a coordenadora do Napne, Simone Ribeiro, o objetivo da iniciativa é realizar uma preparação pedagógica para os estudantes que ingressam na instituição e sensibilizar a comunidade acadêmica: “nossa intenção é conscientizar sobre a importância da acessibilidade para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. Também queremos formar cidadãos e profissionais conscientes sobre o papel fundamental da inclusão”, disse.
O Napne foi instituído no Cefet/RJ em 2004 com o propósito de atender estudantes com necessidades educacionais específicas. Entre os projetos desenvolvidos pelo núcleo estão o “Ledor”, que inscreve estudantes voluntários para realizar leituras a deficientes visuais e autistas e o “Cine Napne”, que exibe filmes de temáticas inclusivas para toda a comunidade acadêmica.
Redes Sociais