Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Equipe do Cefet/RJ que representará o Brasil em olimpíada de Matemática no Japão é recebida pelo presidente Lula
Início do conteúdo da página

Equipe do Cefet/RJ que representará o Brasil em olimpíada de Matemática no Japão é recebida pelo presidente Lula

Publicado: Quinta, 25 de Junho de 2026, 12h44 | Última atualização em Quinta, 25 de Junho de 2026, 14h20 | Acessos: 75

Comitiva do Cefet/RJ e do Colégio Pedro II em encontro com o presidente Lula e o ministro da Educação, Eduardo Barchini – Foto: Ricardo Stuckert

Na última segunda-feira (22), as equipes do Cefet/RJ e do Colégio Pedro II, que representarão o Brasil na World Mathematics Invitational (WMI), olimpíada internacional de Matemática, foram convidadas para um encontro com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Eduardo Barchini, no Rio de Janeiro. O Ministério da Educação destinou R$ 570 mil para viabilizar a participação dos 24 estudantes das duas instituições na competição, que será realizada entre os dias 10 e 14 de julho, em Tóquio, no Japão.

Durante o encontro, os alunos do Cefet/RJ entregaram uma carta de agradecimento ao presidente. Para a estudante do curso técnico em Informática Fernanda Antunes, o convite foi uma surpresa. “Foi muito legal sentir o reconhecimento pelo nosso esforço e pelas horas dedicadas aos estudos. O presidente conversou conosco sobre a importância da Matemática e da educação. Ele contou que o curso técnico de Torneiro Mecânico foi fundamental para começar a transformar sua vida e destacou que a educação deve ser sempre o principal investimento de um país”, relatou.

O encontro ocorreu durante a cerimônia nacional de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e contou com a presença do diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, da chefe do Departamento de Ensino Médio e Técnico (DEMET), Irene Barcellos, e do professor Paulo Cesar Sampaio Junior, orientador da equipe.

Motta destacou a importância do apoio recebido para garantir a viagem dos estudantes. “Para o Cefet/RJ é um orgulho representar o Brasil na competição. Agradecemos à deputada Laura Carneiro, que acolheu essa iniciativa, e ao Ministério da Educação, que viabilizou a liberação dos recursos financeiros em tempo hábil para a inscrição dos alunos”, afirmou.

A equipe foi convidada para participar da competição no Japão após conquistar duas medalhas de prata na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), em 2025: uma de abrangência regional e outra de alcance nacional.

Sobre a competição

A World Mathematics Invitational (WMI) é uma iniciativa da Chinese Mathematics Association, de Taiwan, e está em sua 14ª edição. A primeira edição ocorreu em Seul, em 2013, e, desde então, o evento é realizado anualmente em diferentes países da Ásia. Atualmente, conta com a participação de mais de 30 mil estudantes em suas fases preliminares, oriundos de 38 países.

A equipe Mamonas Pitagóricas é composta pelos alunos Fernanda Antunes, Hirlan Vilela, Victor do Amaral, Guilherme Guimarães, Kailan Almeida, Ana Carolina Solidade e Leonardo Von Randow – Foto: Ricardo Stuckert

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página