Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Encontro regional do Fonaprace discute políticas de assistência estudantil
Início do conteúdo da página

Encontro regional do Fonaprace discute políticas de assistência estudantil

Publicado: Quinta, 16 de Abril de 2015, 18h42 | Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2015, 21h43 | Acessos: 1165

Profissionais das instituições de ensino superior da região Sudeste vinculados à assistência estudantil participam do Encontro Regional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). Sediado pelo Cefet/RJ em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o evento iniciou no dia 14 abril e se estende até o dia 17.

Na cerimônia de abertura, realizada no campus Maracanã, no dia 15, o secretário nacional do Fonaprace, Leonardo Barbosa, destacou a importância das discussões regionais. “O fórum regional é um espaço muito especial de formação, de troca. Nele, costumam ser formuladas as discussões sobre assistência estudantil acolhidas nacionalmente.”

O coordenador da seção regional Sudeste, Sérgio Mendonça, lembrou que o encontro ocorre em uma conjuntura difícil, marcada por cortes no orçamento federal que podem afetar as políticas de assistência estudantil. No entanto, Mendonça também ressaltou as recentes conquistas institucionais, como a elaboração da Política Nacional de Assistência Estudantil, a ser encaminhada ao Congresso.

Na recepção aos participantes, o reitor da UFRJ, Carlos Antonio Levi, manifestou a expectativa de que “a troca de experiências permita explorar, com criatividade e talento, soluções benéficas para nossas comunidades”. Já o diretor-geral do Cefet/RJ, Carlos Henrique Figueiredo Alves, dimensionou a importância das políticas de permanência na instituição. “A expansão do Cefet/RJ para sete municípios triplicou o ensino superior, aumentando nossa preocupação com a manutenção dos alunos, principalmente nas cidades do interior”, afirmou.

A programação do evento inclui mesas-redondas sobre as políticas de assistência estudantil, reuniões de grupos de trabalho e a realização de uma plenária final para deliberar sobre as questões que devem ser encaminhadas à coordenação nacional do Fonaprace.

registrado em:
Fim do conteúdo da página