Cefet/RJ coordenará projeto-piloto de língua francesa para o turismo
O Cefet/RJ foi convidado pela Embaixada da França no Brasil, como instituição de referência, para coordenar o projeto piloto “Francês, língua profissional do Turismo”, que ocorrerá, em sua etapa inicial, no Rio de Janeiro e em algumas regiões do Nordeste. No estado, o Cefet/RJ terá como parceiros o Colégio Pedro II, o Senac, a Faetec e a Aliança Francesa.
O projeto será chefiado nacionalmente pelo Serviço de Cooperação Educativa e Linguística da Embaixada da França no Brasil, com suporte da Câmara de Comércio e Indústria de Paris, e contará com seminários de formação em língua francesa, com eventual oferta de espanhol como segunda língua estrangeira.
O convite da Embaixada da França no Brasil levou em consideração o protagonismo do Cefet/RJ em importantes ações de internacionalização envolvendo a língua francesa, a exemplo do Programa Franmobe (Francês para Mobilidade Estudantil), desenvolvido no âmbito da Assessoria de Convênios e Relações Internacionais (ASCRI), e que também conta com parceria da embaixada.
De acordo com a ASCRI, a finalidade da iniciativa é suprir uma necessidade linguística no setor turístico, contribuindo para uma formação plurilíngue dos profissionais que atuam nesse setor. A representante do Cefet/RJ na coordenação será a professora Andrea Costa. As atividades iniciam neste mês com os seminários de capacitação e consolidação, entre os dias 9 e 13 de maio, na Aliança Francesa de Brasília.
Redes Sociais