Simpósio de Teoria e Técnicas de Eletrônica discute temas estratégicos da área
Realizado entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, na Unidade Maracanã, o I Simpósio de Teoria e Técnicas de Eletrônica reuniu alunos de diferentes níveis de escolaridade em palestras e mesas-redondas para abordar assuntos relativos à área. O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa TTE, com o apoio do projeto de extensão Referência Eletrônica e coordenação dos docentes Luciano Camillo, Anderson Oliveira Silva e Marco Aurélio Peixoto.
Além de contar com professores do próprio Cefet/RJ, o simpósio recebeu convidados para ampliar a abordagem de assuntos como química quântica, física experimental e aplicada, pesquisa em transistores MOSFET, sensores ópticos, entre outros, com foco no desenvolvimento e na inovação. Ao todo, foram realizadas seis palestras e quatro mesas-redondas. Houve intervalos para interação entre os participantes, com livre discussão de questões estratégicas sobre o tema do evento.
De acordo com o professor Marco Peixoto, foi uma enorme satisfação perceber a diversidade do público, que reuniu desde egressos da pós-graduação até alunos do ensino médio, e também a pluralidade de ideias que o evento proporcionou durante os quatro dias de atividades. “Cada um dos palestrantes foi sensível a essa plateia de escolaridade verticalizada na realização de suas apresentações e eles também foram de enorme gentileza em seus feedbacks sobre a participação no evento”, destacou o docente.
O comandante Ali Kamel, do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), foi um dos palestrantes do simpósio e abordou os projetos executados pelo IPqM com foco em teorias e técnicas de Eletrônica aplicadas. “Foi muito gratificante poder ver os alunos entusiasmados e motivados com os temas e as oportunidades apresentadas, reforçando a confiança e a esperança no futuro da ciência, tecnologia e inovação do Brasil”, finalizou o palestrante.
Redes Sociais