Projetos de alunos do Cefet/RJ se destacam em jornada científica de jovens talentos
Dois alunos do curso técnico de nível médio em Telecomunicações, da Unidade Maracanã, foram premiados na XXI Jornada Científica Jovens Talentos, da Faperj. Paulo Gabriel de Oliveira Rodrigues conquistou o segundo lugar com o trabalho "Desempenho de redes de sensores sem fio com protocolos da família IEEE 802.15.4", coordenado pelo professor Gilson Alencar. Já Leonardo Borret Araújo da Silva obteve a terceira colocação com o projeto "Estudo e aplicação de algoritmos quânticos no aprendizado de máquina", orientado pelo docente João Terêncio.
Os estudantes são bolsistas de pré-iniciação científica da Faperj e participaram da etapa realizada na Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, localizada no Maracanã. A competição aconteceu no dia 12 de dezembro e reuniu 183 alunos das regiões Metropolitana e Serrana do Rio de Janeiro. Ao todo, 18 estudantes da Unidade Maracanã e das Uneds Maria da Graça, Nova Iguaçu e Petrópolis participaram da disputa.
Iniciativa busca incentivar novos pesquisadores
Conforme informações disponíveis no site da Faetec, o Programa Jovens Talentos para a Ciência é um projeto de pré-iniciação científica realizado pela parceria entre a Faperj e a Fundação Cecierj, ambas vinculadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Rio de Janeiro. O programa existe há 24 anos e é destinado a incentivar, com a oferta de bolsas, estudantes do ensino médio de escolas públicas que tenham interesse e potencial para atuar em atividades de pesquisa.
Os alunos realizam um período de estágio e, ao final das atividades, têm a oportunidade de apresentar os resultados do seu trabalho na Jornada Científica, que é realizada anualmente pela coordenação do projeto. Nesta edição, além da competição promovida na capital, foram realizadas etapas nas cidades de Valença, Cambuci e Saquarema, no interior do Estado.
Redes Sociais