Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ participa de seminário sobre comissões de heteroidentificação em Brasília
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ participa de seminário sobre comissões de heteroidentificação em Brasília

Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2024, 19h45 | Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2024, 19h56 | Acessos: 502

O Cefet/RJ esteve presente no “Seminário Nacional sobre Práticas Exitosas das Comissões de Heteroidentificação nas Universidade e Institutos Federais”, nos dias 7 e 8 de agosto. O evento foi promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), em Brasília.

O seminário debateu aperfeiçoamentos e estratégias para a realização das bancas de heteroidentificação e buscou compartilhar a experiência acumulada das comunidades acadêmicas que, há mais de uma década, trabalham para a efetivação da lei de cotas.

Um dos objetivos do Seminário foi estabelecer padrões comuns para as bancas de heteroidentificação e promover o debate das práticas das comissões em nível nacional, pautados em três situações: diagnósticos, desafios e proposições que devem ocorrer no processo de averiguação e validação fenotípica de candidatos negros (pretos e pardos).

O professor do Cefet/RJ, presidente do Comitê de Política de Igualdade e Cotas Étnico Raciais (CPICER) e da Comissão de Heteroidentificação, Nadson Souza, representou o Cefet/RJ no seminário. Ele declarou que o evento permitiu a todos os profissionais que trabalham nas comissões de heteroidentificação das IFES compartilhar os seus êxitos e também as suas dúvidas e angústias. “O trabalho tem sido de construir, coletivamente, parâmetros nacionais no que diz respeito ao fluxo do procedimento de averiguação e validação fenotípica, considerando-se pilares como reconhecimento, valorização, combate às fraudes e eficácia de políticas públicas”, explicou Nadson.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página