Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Invent for the Planet: evento internacional de inovação está com inscrições abertas
Início do conteúdo da página

Invent for the Planet: evento internacional de inovação está com inscrições abertas

Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2024, 17h33 | Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2024, 17h39 | Acessos: 638

As inscrições para a etapa local do Invent for the Planet (IFTP) 2025 estão abertas até o dia 17 de janeiro. A Unidade Maracanã irá receber alunos do Cefet/RJ e da UFRJ para 48h de imersão em inovação, em um evento que acontecerá de 7 a 9 de fevereiro. Os vencedores da etapa local formarão a Equipe Rio e poderão ser selecionados para participar da competição final na Texas A&M University, nos Estados Unidos, em abril de 2025.

O IFTP 2025 está aberto a estudantes de graduação, mestrado e doutorado de ambas as instituições. Caso o número de inscrições ultrapasse o limite de vagas, os participantes serão definidos por sorteio, com prioridade para aqueles que já participaram de edições anteriores. As inscrições podem ser realizadas pelo site oficial do evento.

Em sua quinta edição, o evento é coordenado pelo professor do Cefet/RJ Pedro Manuel Pacheco, em parceria com o professor Marcelo Savi, da Coppe/UFRJ. A comissão organizadora também é composta por servidores docentes e técnico-administrativos das duas instituições.

Segundo Pedro Manuel, o IFTP tem como objetivo incentivar os participantes a desenvolverem soluções para desafios globais, como melhorar a qualidade de vida e o acesso à água potável, desenvolver assistência inteligente para idosos e criar equipamentos médicos para áreas rurais. “Cada equipe trabalha em um problema relacionado a um tema específico, em colaboração com estudantes do mundo todo. É uma grande oportunidade de conhecer pessoas de outras áreas, de outros países, e de descobrir a potencialidade do aluno para produzir projetos relevantes, que contribuam para um mundo melhor”, destaca o docente. 

A programação do evento é estruturada em quatro etapas: interagir, projetar, construir e apresentar. As soluções desenvolvidas pelas equipes serão avaliadas por uma comissão julgadora com base em critérios como qualidade técnica, viabilidade, inovação e apresentação. Durante o processo de criação, os participantes contarão com o suporte de mentores especializados em diversas áreas.

Além do IFTP, o professor Pedro Manuel também coordena o Expin48, uma maratona de inovação realizada no Cefet/RJ com dinâmica semelhante, mas que inclui alunos da educação profissional técnica de nível médio, além de graduandos e pós-graduandos. “Temos organizado as edições do IFTP e do Expin48 desde 2019 e os consideramos eventos irmãos. Embora sejam similares, o Expin48 proporciona uma experiência de integração entre diferentes níveis de ensino, enquanto o IFTP permite uma integração internacional com diferentes culturas”, explica o professor.

Equipe Rio no Top 5

Em três edições anteriores do IFTP, as equipes brasileiras se destacaram na etapa global. Em 2019, a equipe Tupã conquistou o primeiro lugar na competição final ao projetar um sistema com sensores ultrassônicos que auxiliam pessoas com deficiência visual a detectar objetos ao seu redor. Já em 2020, a equipe Corais garantiu o título ao desenvolver um sistema de filtragem para os microplásticos liberados durante a lavagem de roupa. Em 2022, a equipe eVerde, vencedora da etapa local, foi selecionada entre as cinco melhores e disputou a competição final com uma proposta para reduzir o desperdício de eletrônicos obsoletos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página